Criar um Site Grátis Fantástico
Judô



ONLINE
1


 

   English French German 
   Spain Italian Dutch 
   Russian Portuguese Japanese
   Korean Arabic Chinese Simplified 

   By:Guihgo

 



Arbitros

Árbitros e oficiais

 Geralmente, o combate será dirigido por um Árbitro Central e dois Laterais, sob a supervisão da Comissão de Arbitragem. O Árbitro Central e os Laterais serão assistidos por registradores de placar e cronometristas.

O uniforme do Árbitro será de acordo com o que determine o regulamento da organização do evento.

Os cronometristas, encarregados das chaves e registradores de placar, assim como outros assistentes técnicos, devem ter, no mínimo, 21 anos de idade, e possuir, no mínimo, três (3) anos de experiência como Árbitros nacionais e um bom conhecimento do Regulamento de Competição.

O Comitê Organizador deve se certificar, anteriormente, se os oficiais de mesa estão devidamente capacitados para atuar. Haverá um mínimo de dois (2) cronometristas; um para registrar o tempo de combate e outro especializado em tempo de Osaekomi.

Se possível, deveria haver uma terceira pessoa para supervisionar os dois (2) cronometristas, com a finalidade de evitar qualquer erro devido a equívocos ou esquecimento.

O cronometrista principal (o encarregado pelo tempo real de combate) aciona o cronômetro ao ouvir os comandos de Hajime ou Yoshi e o interrompe quando ouvir os comandos de Matte ou Sono-mama.

O cronometrista de Osaekomi aciona o seu cronômetro ao ouvir o comando de Osaekomi, e o interrompe ao ouvir Sono-mama, voltando a acioná-lo ao ouvir Yoshi. Tanto ao ouvir Toketa como Matte, interromperá a contagem do tempo e indicará ao Árbitro os segundos transcorridos, mas se o tempo de Osaekomi expirar, ele fará soar um sinal auditivo. O tempo de Osaekomi terá chegado ao seu final, quando a imobilização alcançar 25 segundos, mas se o competidor que a aplica  já tiver a vantagem de Waza-ari, o tempo será de 20 segundos, o mesmo ocorrerá se quem estiver sendo imobilizado tiver contra si a marcação de três (3) Shido.

O cronometrista de Osaekomi levantará a bandeira verde sempre que acione seu cronômetro, ao ouvir os comandos e ver os gestos de Osaekomi ou Yoshi e abaixará a bandeira, quando interrompe seu cronômetro ao ouvir Toketa, Matte ou Sono-mama, ou quando terminar o tempo de Osaekomi.

 O cronometrista principal (o do tempo real de combate) levantará a bandeira amarela, sempre que interrompa o tempo de luta, ao ouvir o comando e ver o gesto de Matte ou Sono-mama e voltará a acionar o cronômetro ao ouvir Hajime ou Yoshi.

 Quando terminar o tempo determinado para o combate, o cronometrista informará o fato ao Árbitro por meio de um sinal claramente audível (ver Artigos 10, 11 e 12 do Regulamento de Competição).

 O marcador do placar deve estar seguro de que está completamente informado acerca dos comandos e gestos do Árbitro atualmente em vigor para indicar o desenrolar ou desenvolvimento do combate.

Além das pessoas anteriormente indicadas, deverá haver um anotador de chaves para registrar o curso global dos combates.

Se forem usados sistemas eletrônicos, o procedimento será o mesmo que o descrito anteriormente. Não obstante, dever-se-á estar seguro de que os cronômetros manuais sejam usados simultaneamente com o equipamento eletrônico, por prevenção, e que o marcador manual esteja disponível na reserva.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional